terça-feira, 15 de setembro de 2015

A guerra do Japão - Inferno no pacifico - Imperdível Documentário HD CHOCANTE E REAL!

Xangai, 1937: num das mais famosas fotos da guerra, bebê chora abandonado entre os destroços da estação ferroviária da cidade, bombardeada pelos japoneses
.

Após esta batalha, o Japão invadiu o território chinês, bombardeando e ocupando XangaiNanquim e a região sudoeste da China com mais de 350 mil soldados contra uma força superior em número de chineses, dando início a um conflito em larga escala entre os dois países sem que houvesse uma declaração de guerra formal. Os massacres que se seguiram contra a população civil em Nanquim, após a queda da cidade em dezembro de 1937 - mais de 300 mil civis mortos, segundo historiadores chineses e ocidentais e negado pelo Japão - levariam diversos oficiais japoneses à forca por crimes de guerra ao fim da Segunda Guerra Mundial.
A invasão japonesa provocou a união entre as diferentes forças e facções
....................

Em 1931, o Incidente de Mukden propiciou a invasão da Manchúria por tropas japonesas. Os combates que se seguiram terminaram cinco meses depois com a instalação do Estado fantoche de Manchukuo na região, com o último imperador chinês, Puyi, sendo entronizado à frente do governo. Sem condições de enfrentar o Japão em confronto direto, a China apelou à Liga das Nações, que condenou e expulsou os japoneses da organização. Escaramuças armadas posteriores entre os dois povos durante a década de 30, desembocaram no Incidente da Ponte Marco Polo, em 7 de julho de 1937, que a maioria dos historiadores reconhece então como sendo o início da guerra aberta ente China e Japão.
Xangai, 1937: num das mais famosas fotos da guerra, bebê chora abandonado entre os destroços da estação ferroviária da cidade, bombardeada pelos japoneses.
Após esta batalha, o Japão invadiu o território chinês, bombardeando e ocupando XangaiNanquim e a região sudoeste da China com mais de 350 mil soldados contra uma força superior em número de chineses, dando início a um conflito em larga escala entre os dois países sem que houvesse uma declaração de guerra formal. Os massacres que se seguiram contra a população civil em Nanquim, após a queda da cidade em dezembro de 1937 - mais de 300 mil civis mortos, segundo historiadores chineses e ocidentais e negado pelo Japão - levariam diversos oficiais japoneses à forca por crimes de guerra ao fim da Segunda Guerra Mundial.
A invasão japonesa provocou a união entre as diferentes forças e facções políticas da China, nacionalistas e comunistas, apesar das desconfianças mútuas, e foi forjado praticamente à bala, quando Chiang Kai-shek foi sequestrado no Incidente de Xi’an e obrigado a assinar um acordo político com os comandantes comunistas. Entretanto, as constantes divergências entre os dois grupos políticos começaram a rachar a aliança ainda em 1938, do que se aproveitaram os japoneses para se instalarem ainda mais em território chinês, conquistando mais terras no noroeste e na região costeira, além da rica região do vale do Rio Yang-Tsé, na região central do país, o que levou o governo central do Kuomintang a ter que lutar em duas frentes ao mesmo tempo, interna contra os comunistas e contra o inimigo externo japonês.(WIKIPÉDIA
https://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Sino-Japonesa:        
)

...
A GUERRA RETRATADA EM DESENHO :1936 :


JÁ,A Segunda Guerra Sino-Japonesa foi travada de 1937 a 1945 entre a China e o Japão, antes e durante a Segunda Guerra Mundial. Apesar dos conflitos permanentes entre as duas nações existirem desde 1931, chamados de “incidentes”, a guerra em larga escala começou em julho de 1937 e só terminou com a rendição incondicional do Império Japonês aos Aliados em setembro de 1945.O motivo principal dos incidentes seria a intenção de anexação de territórios chineses pelo Império Japonês, que iniciava uma nova fase de colonialismo baseado no militarismo. A China, apesar de seu imenso território e população, passava por um período de franca decadência, iniciada ainda no século XIX, passando pelo fim da monarquia e com uma guerra civil entre o governo republicano capitalista e a frente comunista liderada por Mao Tse-tung. Este cenário foi perfeito para as intenções japonesas de anexação da Manchúria e da península da Coreia.
A palavra “incidente” (jihen, em japonês) era usada pelos japoneses já que nenhuma nação tinha até então declarado guerra uma à outra. Os japoneses na verdade queriam evitar a intervenção de outras potências no conflito asiático, como a Grã-Bretanha e principalmente os Estados Unidos, principal exportador de aço e petróleo para o país, caso as escaramuças locais fossem chamadas de guerra.
Um destes incidentes, o Incidente da Ponte Marco Polo de 1937, marca oficialmente o início do conflito, que até 1941 foi lutado de forma solitária (exceto por algumas centenas de pilotos soviéticos enviados em 1937 e os Tigres Voadores americanos em 1940) e em desvantagem pela China contra o Japão, passando a uma guerra em larga escala envolvendo outros países depois do ataque japonês a Pearl Harbor em 7 de dezembro de 1941 e a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial e no teatro de operações do Pacífico.

SIGA ESTE BLOG INSCREVA-SE POSTE SEU COMENTÁRIO. PROFESSOR-AHC/DIUB FÔSTER.

2 comentários:

  1. Gostaria de receber mais fotos desse que foi o maior conhecido até água e o que nos reserva o futuro sombrio que já estamos presenciando! Att. Airton de Oliveira

    ResponderExcluir
  2. Eu acho muito preocupante com o destino da humanidade vendo essas fotos e observando o rumo das relações atuais entre o Oriente e o Ocidente. Creio que o que veremos vai ser pior do que pude observar aqui, o que já é chocante!Gostaria de me manter atualizado sobre esses fatos que abalaram o mundo de uma maneira tão real e indescritível! Att. Airton de Oliveira

    ResponderExcluir

OBRIGADO PELA PRESENÇA. COMPARTILHE.

SUCESSOS DO BLOG,DA SEMANA :

SUCESSO NOS ÚLTIMOS 30 DIAS.